Roald Dahl

O escritor Roald Dahl nasceu no distrito de Llandaff no País de Gales em 13 de Setembro de 1916.

Você provavelmente nunca ouviu falar de Roald, mas com certeza conhece algumas de suas obras. A principal obra que lhe rendeu fama mundial foi o livro ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ (Charlie and the Chocolate Factory).

Sua imaginação foi muito estimulada na infância pelas histórias que sua mãe lhe contava sobre os trolls, as míticas criaturas das lendas norueguesas. Oriundo de uma família de comerciantes noruegueses, o pai faleceu quando tinha apenas quatro anos. Para que tivesse uma boa educação, a mãe vendeu as suas jóias e o enviou a um colégio particular em Derbyshire, que o marcou pela brutalidade instituída.

Concluídos os seus estudos aos dezoito anos de idade, preferiu juntar-se a uma expedição pesqueira Terra Nova’ (Terra nova é uma ilha no noroeste do Oceano Atlântico) em vez de prosseguir para a universidade.

Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, alistou-se na Royal Air Force, voando em missões sobre a Grécia, sobre a Síria (onde ficou ferido) e a Líbia (onde fraturou o crânio após a sua aeronave ter sido abatida). Em convalescença do seu traumatismo, terá tido sonhos estranhos cuja recordação procurou anotar. Assim, instigado por C.S. Forester (Pseudônimo de Cecil Louis Troughton Smith um escritor Britânico que escrevia livros com temas de guerra), publicou o seu primeiro conto ‘A Piece of Cake’, no Saturday Evening Post (revista publicada nos Estados Unidos entre 1821 e 1969).

Em 1942 foi destacado para Washington como adido de aeronáutica para o Serviço de Segurança Britânico, sendo promovido a comandante de esquadrão no ano seguinte. Nesse mesmo ano de 1943 publicou o seu primeiro livro infantil, The Gremlins, destinado a servir de roteiro para um filme dos estúdios de Walt Disney.

O livro ‘Charlie and the Chocolate Factory’ (A Fantástica Fábrica de Chocolate) recebeu duas adaptações para o cinema. A última transposição do conto para a telona foi com o filme homônimo do diretor Tim Burton, com o ator Johnny Depp no papel de Willy Wonka. A primeira adaptação ao cinema foi dirigida por Mel Stuart em 1971, com adaptação feita pelo próprio escritor. Essa primeira versão para o cinema teve Gene Wilder como o polivalente Mr. Wonka.

De sua autoria são também, outros livros que ficaram famosos na telinha como:

‘Os Gremlins’ (The Gremlins) – escrito em 1943 – Adaptado para o cinema por Chris Columbus
‘Matilda’ – escrito em 1988 – Adaptado para o cinema em 1996
‘James e o Pêssego Gigante’ (James and the Giant Peach) – escrito em 1961 – Adaptada por Tim Burton

Escreveu outros livros importantes como  ‘O Pároco de Nibbleswicke’ (The Vicar of Nibbleswicke), com ilustrações de ‘Quentin Blake’, que teve seus direitos totalmente destinados ao tratamento de crianças com síndromes neurológicas. Seu livro ‘As Bruxas’ (The Witches) foi censurado e consta da lista de livros censurados. Roald morreu em em 1990, decorrente de uma doença no sangue. Seus livros porem, não perderam a popularidade. Somente as edições no Reino Unido já alcançaram 30 milhões de exemplares, com mais de um milhão a cada ano.

A preocupação de Roald Dahl em ajudar crianças que necessitavam de cuidados médicos, foi perpetuada pela sua esposa, que continuou seu projeto após sua morte, com a Fundação Roald Dahl com doações para as áreas de alfabetização e neurologia.

Atualizando (17.12.10)

Seu último livro adaptado ao cinema, foi o longa de animação ‘O Fantástico Sr. Raposo’ (Fantastic Mr. Fox) – escrito em 1970 e adaptada ao cinema em 2009 pelo diretor Wes Anderson.

4 Responses to Roald Dahl
  1. Cláudio

    Poxa, que descoberta essa hein? Excelente dica. Vou procurar tudo sobre essa cara e vou postar no meu blog também. Aliás, é um blog recém-criado que tem link para o gelo negro.
    http://www.claudio.vieira.zip.net

  2. Bruh

    Procurei a trilha sonora do “p.s. i love you” em varios lugares e so achei no seu blog, no meio de tantos blogs banais e chatos achei esse muito legal, andei dando uma espiadinha e ADOREI.
    Suas opiniões são otimas e ate agora concordei com td oq vc disse sobre os filmes que ja assisti! Vou começar a acompanhar seu blog =D

    Beijos

  3. camila

    Olá, estava a procura da trilha do filme De repente 30 e encontrei seu blog, normalmente eu baixaria a trilha e sairia fora, mas seu blog é muito bom, temos muitos gostos em comum, varios filmes que vc viu tbm estao no meu top 10, pode ter certeza que vou voltar aqui sempre.

    Parabens

  4. [...] A ‘Fantástica Fábrica de Chocolates’, ‘Matilda’, ‘James e o Pessego Giga... gelonegro.com.br/?p=2111

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *