Os Homens que Encaravam Cabras

Os Homens que Encaravam Cabras é um filme pouco compreendido. Com um título destes, você já deve se preparar para algo completamente fora do senso comum. O filme não é necessariamente uma crítica ao militarismo americano, como muitas críticas na internet costumam apontar. Para mim todo o sarcasmo e ironia questiona na realidade as nossas crenças e convicções. O linear entre o absurdo da realidade e a importância do inexistente. O que para você pode ser verdade, para outros não passa de pura bobagem. Não é difícil você apontar alguma crença, religião ou ideologia pela qual muitas pessoas devotam sua fé, ao mesmo tempo que você considera pura besteira. O que você pensa sobre as pessoas que acreditavam realmente no fim do mundo em dezembro de 2012? Ao ponto de abandonar sua vida, sua rotina, para ingressar em alguma comunidade de uma cidadezinha de interior?

the-men-who-stareat-goats

Agora tente imaginar que existem pessoas pensando as mesmas coisas de suas crenças, sejam elas qual for. Não precisa ser de cunho religioso, pode ser uma teoria conspiratória qualquer. O filme nos alerta logo de início: “você ficaria surpreso com a quantidade de coisas neste filme que são verídicas”. O tempo todo você fica se questionando em que grau de verdade cada situação se estabelece. Em cada acontecimento tratado de forma mais séria, ao ponto de te fazer acreditar, em segundos se torna em uma situação patética que lhe faz duvidar de tudo e neste vai e vem que você passa o filme inteiro. Para muitos o filme pode não ter pé nem cabeça, para outros é uma brincadeira inteligente e sagaz.

George Clooney não apenas protagoniza o filme como é produtor da obra, já que a direção é do seu sócio Grant Heslov. A dupla já produziu outras obras onde Clooney aparece como protagonista: ‘Boa Noite e Boa Sorte’ (2005), ‘O Amor Não tem Regras’ (2008), todos da produtora Smoke House. Além de Clooney o filme traz outros nomes de peso: Ewan McGregor, Kevin Spacey e Jeff Bridges, além obviamente da Cabra. Se alguém ficar na dúvida, sobre a barba da cabra, achando que ela é um bode, na verdade cabras e bodes possuem barba.

O filme não tem uma trilha sonora propriamente dita, mas traz como tema o clássico ‘More Than a Feeling’ do Boston, banda que fez sucesso nas décadas de 70 e 80.

Ficha Técnica

Título Original … The Men Who Stare at Goats
Origem … USA
Gênero … Comédia
Duração .. 94 min
Lançamento … 2009 (USA) 2010 (BRA)
Direção … Grant Heslov
Roteiro … Peter Straughan baseado no livro de Jon Ronson

Elenco

George Clooney como Lyn Cassady
Ewan McGregor como Bob Wilton
Jeff Bridges como Bill Django
Kevin Spacey como Larry Hooper

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *