Os Espíritos – The Frighteners

Nunca fui nerd o suficiente para conhecer filmes pelo diretor. Salvo alguns mais conhecidos, que todo mundo conhece. Mas algo que nunca tinha feito foi procurar filmes pelo diretor. Geralmente costumo fazer isso através de atores e atrizes que eu gosto e que julgo serem uma aposta certa. Depois de ver tantas referências à diretores pela galera mais cinéfila, resolvi testar a experiência. Fui em busca de filmes antigos de diretores renomados. Nesta lista apareceu Peter Jackson com seu ‘Os Espíritos’ (The Frighteners), de 1996.

O interessante do dvd é que antecedendo o filme, Peter Jackson faz uma apresentação do longa que considera ser a sua primeira grande produção, com Michael J. Fox protagonizando o filme, no auge da carreira. Mas o interessante da apresentação de Peter Jackson sobre o filme, então no seu relançamento em formato DVD, em 2006, já consagrado como diretor após a trilogia de ‘O Senhor dos Anéis’, foi o fato de ele revelar que este filme possibilitou a criação e viabilização da adaptação dos livros de Tolkien. Ele conta que seu estúdio ainda na Nova Zelândia, tinha apenas um único computador. Para a produção de ‘Os Espíritos’, eles precisaram aumentar a estrutura para 37 computadores. E preocupado com o que fazer com tanta tecnologia extremamente cara, justamente trabalhando no início das aplicações de efeitos visuais por CGI, começou a negociar a adaptação de ‘O Senhor dos Anéis’. Seus filmes até hoje já arrecadaram 22 estatuetas do Oscar. Sendo indicado 36 vezes. Número que deve aumentar consideravelmente com o lançamento de O Hobbit.

‘Os Espíritos’ precisa ser visto com as limitações da época. Muito provavelmente, se você tiver menos de 20 anos, vai achar péssimo e não chegará ao fim. Para quem consegue imaginar a dificuldade de se produzir isso em 1996, vale a experiência.

Sinopse

Frank Bennister era um arquiteto talentoso e com futuro promissor. Porém sua esposa morre em um acidente de carro, onde Frank passa a ver espíritos. Deprimido e se culpando pela morte da esposa, ele abandona sua carreira e passa a viver como um médium capaz de limpar casas de maus espíritos. Na verdade alguns dos espíritos que Jack consegue ver, o ajudam neste truque, indo até algumas casas, fazendo uma assombração básica, onde ele obviamente é chamado para resolver. Porém Frank acaba se confrontando com um fantasma do seu passado, literalmente. Responsável por mortes misteriosas que acometem sua cidade.

Ficha Técnica

Título Original … The Frighteners
Origem … USA / Nova Zelândia
Gênero … Comédia / Terror
Duração .. 110 min
Lançamento … 1996
Direção … Peter Jackson
Roteiro … Fran Walsh e Peter Jackson

Detalhe: Walsh é esposa de Jackson. Casaram-se em 1987, onde começaram não só a parceria conjugal mas profissional. Walsh é co-roteirista de praticamente todos os filmes de Jackson.

Elenco

Frank Bannister como Michael J. Fox
Dr. Lucy Lynskey como Trini Alvarado
Ray Lynskey como Peter Dobson
O Juiz como John Astin
Milton Dammers como Jeffrey Combs
Patricia Ann Bradley como Dee Wallace-Stone
Johnny Charles Bartlett como Jake Busey
Cyrus como Chi McBride
Stuart – Assistente Fantasma de Bannister como Jim Fyfe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *