Rap é Compromisso – Sabotage

‘Rap é Compromisso’ é o primeiro e único álbum de estúdio de Sabotage, rapper paulista assassinado em 2003. Em 2002 Sabotage lançou ainda uma Mixtape em 2002. Durante três anos compôs várias canções mas nunca revelou suas músicas a ninguém. Em 1988 começou enfim a se inscrever em concursos de rap. Em um dos eventos conheços outros expoentes do rap nacional: Mano Brown e Ice Blue, ambos do icônimo Racionais MC’s, que ficaram impressionados com sua performance. Naqueles tempos as apresentações não se preocupavam muito com a letra das canções, mas com o desempenho do rapper. Sabotage começou a destoar ao se apresentar com uma canção muito diferente do estilo padrão, chamada ‘Na City’.

Foi ao lado da familia RZO (Rapaziada Zona Oeste), que Sabotage viu seu trabalho repercutir na cena do rap nacional. ‘Rap é Compromisso’ foi gravado pelo selo ‘Cosa Nostra’, que também lançou o histórico álbum dos Racionais ‘Sobrevivendo ao Inferno’. As canções falam muito da experiência de Sabotage em sua conhecida vida pregressa no mundo do crime, desigualdades sociais, racismo e principalmente na busca e na fé de trilhar um novo caminho fora do crime.

Se você quiser conhecer mais sobre a vida deste grande nome do rap nacional, fiz um outro post com sua biografia: Seguindo sem pilantragem.

Playlist

  1. Introdução – 2:30
  2. Rap é Compromisso (pt. Negra Li) – 4:23
  3. Um Bom Lugar (pt. Black Alien) – 5:05
  4. No Brooklin (pt. Negra Li) – 5:47
  5. Cocaína (pt. Sombra e Bastardo) – 4:58
  6. Na Zona Sul – 5:15
  7. A Cultura (pt. Rappin’ Hood e Potencial 3) – 4:42
  8. Incentivando o Som – 3:56
  9. Respeito é Pra Quem Tem (pt. RZO) – 5:29
  10. País da Fome – 3:43
  11. Cantando Pro Santo (pt. Chorão) – 6:06

Sabotage é o autor de inúmeras expressões recorrentes no mundo do rap. ‘Respeito é pra quem tem’ , ‘Rap é compromisso, não é viagem’.

‘Vim pra sabotar o seu raciocínio’

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *