Hotel Transilvânia

Hotel Transilvânia é outro filme que assisti recentemente no formato 3D. A direção é do experiente diretor russo Genndy Tartakovsky. Genndy é criador de dois desenhos animados famosos mundialmente: O Laboratório de Dexter e Samurai Jack, ambos através dos estúdios Hanna-Barbera. Além da criação destes famosos personagens, esteve envolvido com outros desenhos importantes como As Meninas Superpoderosas (The Powerpuff Girls) e já produziu o Storyboard para produções como o filme Homem de Ferro 2.

Apesar de ser uma tendência os longas de animação terem forte direcionamento ao público adulto, Hotel Transilvânia é nitidamente uma produção mais infantil ou talvez mais ingênua, o que não considero algo ruim, o público infantil é carente de produções específicas de qualidade, que tenham uma temática mais suave mas inteligente e bem produzida. Geralmente temos um enorme abismo entre produções mais adultas e infantis, onde crianças são tratadas como idiotas. O filme certamente vai agradar mais mulheres que homens,como disse, é uma produção mais fofa e menos irônica. Um ponto claro neste direcionamento é a dublagem do ícone teen Selena Gomez.

É talvez a primeira produção de animação que assisto legendado, pois seções em português só existiam durante a tarde, enquanto a noite eram todas legendadas. Talvez a estratégia tenha sido acertada, já que a dublagem do personagem principal, o Drácula é feita por Adam Sandler, com um sotaque bastante particular, algo semelhante com o russo, meio húngaro, meio turco, muito provavelmente inspirado no romeno, onde fica de fato a histórica região da  Transilvânia, que inspirou todas as histórias de vampiros que conhecemos. Vi agora a versão em português do filme e realmente está longe da interpretação de Sandler.

Parece que este segmento mais infantil que estava sendo deixado um pouco de lado, desde a união da Disney com a Pixar, foi aproveitado pela inteligente Sony Pictures Animation. Que desde 2006 trouxe filmes como: a trilogia de ‘O Bicho Vai Pegar’, ‘A Casa Monstro’, ‘Tá Dando Onda’, ‘Tá Chovendo Hamburguer’, ‘Os Smurfs’, ‘Operação Presente’ e o mais recente ‘Piratas Pirados’.

Sinopse

Conde Drácula (voz de Adam Sandler) é o dono e o criador do Hotel Transilvânia, um hotel cinco estrelas onde os monstros ao redor do mundo se abrigam para se esconderem dos humanos. Ele convida alguns dos mais famosos monstros, como Frankemstein (Kevin James) e a sua mulher Eunice (Fran Drescher), Murray, a múmia (Cee Lo Green), Wayne e WandaLobisomem (Steve Buscemi e Molly Shannon), Griffin, o Homem Invisível (David Spade), Pé-grande e a Bolha para comemorar o aniversário de 118 anos de sua filha Mavis (Selena Gomez). No entanto, ela prefere explorar o mundo com a ‘permissão’ de seu pai. Ela voa até uma aldeia próxima e é atacada por humanos. Na verdade uma farsa elaborada por seu pai para assustá-la e convencê-la que os humanos são perigosos.

O filme traz uma reflexão bonita sobre preconceito e como muitas vezes culpamos as pessoas erradas pelas nossas tristezas.

Ficha Técnica

Título Original … Hotel Transylvania
Origem … Estados Unifos
Gênero … Longa de Animação
Duração .. 91 min
Lançamento … 2012
Direção … Genndy Tartakovsky
Roteiro … Genndy Tartakovsky

Elenco

Adam Sandler como Drácula – dono do Hotel Transilvânia
Andy Samberg como Jonathan – um humano mochileiro
Selena Gomez como Mavis – a filha adolescente de Drácula
Steve Buscemi como Wayne – o Lobisomem
Kevin James como Frank – o Frankenstein
Fran Drescher como Eunice – mulher de Frank
Jon Lovitz como Quasímodo – o Corcunda de Notre Dame
Cee Lo Green como Murray – a Múmia
David Spade como Griffin – o Homem Invisível
Molly Shannon como Wanda – a mulher de Wayne

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *