Uma Vida Iluminada

Eu já havia assistido este filme, mas tive que ver novamente. Queria ter novamente a experiência agradável que tive da primeira vez. A indicação veio de uma pessoa que gosto muito, Walter Longo. Uma Vida Iluminada (Everything is Illuminated, EUA, 2005) é uma daquelas histórias, que mostra que tudo que existe de mais fascinante repousa sobre os fatos, as pessoas e as histórias mais simples.

Liev Schreiber que é ator conhecido de uma infinidade de filmes, dirigiu e escreveu o roteiro de Uma Vida Iluminada. Não é por nada não, mas acho que está na hora dele considerar mudar de profissão, pois nenhum filme em que ele foi ator é tão interessante quanto este.

Sinopse

Jonathan (Elijah Wood: imortalizado no papel de Frodo, na trilhagia O Senhor dos Anéis,  é um jovem judeu americano, que vai até a Ucrânia em busca de uma mulher que ele desconhece, mas que está ao lado de seu avô, em um antigo retrato. Ele pretende retornar ao local da fotografia e descobrir algo sobre as origens de sua família. Ele é auxiliado nessa viagem por Alex Perchov (Eugene Hutz), um precário tradutor que mais atrapalha do que ajuda, e pelo avô (Boris Leskin) de Alex, um motorista mal-humorado que mantém um serviço de guia por locais históricos para famílias judias que perderam seu parentes durante a 2ª guerra. Ele anda sempre acompanhado de seu fedido e desobediente cão guia, batizado de Sammy Davis Jr. Jr., já que ele jura ter ficado cego, apesar de ver muito bem e inclusive dirigir seu carro. Durante a jornada o inusitado quarteto descobre segredos que de alguma forma os une sobre um mesmo passado.

Ficha Técnica

Título Original … Everything is Illuminated
Gênero … Comédia Dramática
Duração … 100 min
Lançamento … 2005
Direção … Liev Schreiber
Roteiro … Liev Schreiber
Nacionalidade … USA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *