Para miiiiiiiiinha alegria

Ontem tive uma ótima surpresa, chegou de São Paulo, mais precisamente de Osasco, um envelope com o seguinte rementente: Banda Êxodos. Para quem não sabe, a Êxodos foi a primeira banda de rock gospel do país, iniciando a carreira em 1970 e encerrando suas atividades em 1977, lamentavelmente por falta de apoio e aceitação de lideranças religiosas. Eram outros tempos e rock e igreja não caminhavam de mãos dadas. Fiquei muito feliz por inúmeras razões, primeiramente o privilégio de receber um álbum raro e importante como este, segundo pela gentileza tão incomum nos dias de hoje em receber esse cd da própria banda e em terceiro lugar, eu nunca recebo nada por causa do Gelo Negro, então é sempre bacana ter algum retorno positivo.

Este álbum, o único gravado pela banda, traz a famigerada canção “Galhos Secos”, que apesar de ser extremamente conhecida na comunidade evangélica, a qual não faço parte, ficou popularmente conhecida após o vídeo “Para nossa alegria”. Indepentende das ideias que giram em torno do vídeo, de uma forma estranha ou não, a canção se tornou conhecida em todo o país, após décadas de seu lançamento. Não dizem que Deus escreve certo por linhas tortas?

No entanto, o que mais me deixou feliz em todo este processo, foi enxergar nos remanescentes da banda Êxodos, um sentimento genuíno de benevolência, de fé e de compaixão. Enquanto muitas pessoas tentariam aproveitar o sucesso midiático da canção, eles escolheram uma postura extremamente passiva. O que tiver de ser, será. Certamente o sucesso do vídeo ‘Para nossa alegria’ irá se desfazer no tempo, talvez o sucesso popular da canção, também se desfaça junto, mas cumprindo a sua missão de tantos anos, ela deixará pelo caminho algumas pessoas modificadas.

Eu que nunca tive algo para conversar com meu tio que é evangélico, pude por algumas horas falar sobre como esta canção foi importante em sua vida. Nós que temos realidades de vidas tão diferentes, que nunca conseguimos achar um assunto em comum, por um dia falamos sobre nós. Obrigado banda Êxodos, especialmente ao Edson por seus emails extremamente gentis e a delicadeza e nobreza de espírito de me mandar este presente que guardarei com carinho.

Para transformar esse momento em algo mais especial, o Gelo Negro recebeu um espaço na lista de links do site oficial da banda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *