Para nossa alegria… – Os acasos da banda Catedral

A banda de rock Catedral tem uma história interessante, repleta de acasos. A banda que nasceu no Rio de Janeiro em 1987, passou desconhecida do grande público por mais de uma década. Focada no mercado gospel, a banda gravou nada menos que nove álbuns dentro do tema religioso, porém sempre com uma pegada pop/rock.

Em 1999 a banda então decide ampliar sua atuação e consegue assinar com a Warner Music, retira o título de música gospel e entra para o mercado ‘secular’, título que me soa bastante ignorante e preconceituoso por parte do público evangélico. Como ironia, provocação ou apenas simbolizando o momento, o Catedral lança o álbum ‘Para todo mundo’, uma clara referência ao fato de sua música estar agora, direcionada para todo tipo de público, sem os limites religiosos.

Um grande acaso acabou favorecendo a banda. A Legião Urbana havia perdido seu líder. Renato Russo morreu em 1996 e o ano de 1999 marcou o lançamento do álbum ‘Acústico MTV Legião Urbana’, onde Renato Russo cantava pela primeira vez na carreira da Legião, músicas de autoria de outros artistas, claro que Renato não esperava que estas músicas seriam lançadas em cd e dvd, tanto que a gravação havia acontecido sete anos antes, em 1992. As semelhança dos timbres vocais de Renato Russo e Kim, vocalista do Catedral criaram uma grande confusão. Durante um breve periodo, a canção ‘Eu quero o sol deste jardim’ foi confundida como alguma gravação inédita na voz de Renato Russo.

A confusão foi tão grande que muitas pessoas que não conheciam a banda Catedral, ou seja, a grande maioria, achou que Kim imitava o Renato Russo como alguma tentativa oportunista de embarcar na falta que os fãs sentiam do líder da Legião Urbana. Confusão desfeita, era tarde demais para desfazer o sucesso que a música alcançou, projetando o Catedral nacionalmente. Este álbum tem um lugar especial na minha memória. Comprei o cd de presente para a Lu, minha namorada na época e acabei levando para o trabalho, uma agência de propaganda que eu trabalhava na época, época que tenho muita saudade.

Motivada pelo sucesso de vendas do álbum, a banda engatou o lançamento de ‘Mais do que Imaginei’ (2001) e ’15º Andar’ (2002), ambos pela Warner Music. Um detalhe interessante, 15º Andar foi produzido por ninguém menos que Carlos Trilha, que produziu vários álbuns da Legião e todos os álbuns solos de Renato Russo. Apesar disso o álbum foi muito pouco divulgado pela produtora. A queda de popularidade soma-se a outra reviravolta na história da banda, em julho de 2003, o guitarrista José Cézar Motta, morre em um acidente de carro aos 33 anos. Cézar não era apenas o guitarrista da banda, mas irmão de Kim e Júlio (baixista).

Não posso precisar se estes fatos tiveram alguma influência, mas foi o último álbum da banda lançado por uma gravadora multinacional, retomando o contato com uma gravadora gospel. Após ’15º andar’, a banda lançou outros seis álbuns. O último, M.I.M. é uma edição de colecionador com apenas 3.000 exemplares e custa nada menos que R$ 189,90. O preço tem sua justificativa, se trata de um livro de luxo com textos, partituras, letras, fotos e claro, o cd inédito.

Então, após uma década de ‘anonimato’ o acaso entre Legião e Catedral acabou ajudando na divulgação da banda. Agora, novamente após uma década novamente no ‘anonimato’, outro acaso coloca novamente a banda em evidência nacional. O vídeo mais comentado na última semana, ‘Para nossa alegria’, trata-se da música ‘Galhos Secos’, canção regravada pelo Catedral. Originalmente no entando, foi composta e gravada por outra banda de rock evangélico, considerada pioneira no país, a banda Exodos, que causou muita polêmica na época, cantando músicas de tema evangélico, em ritmo de rock com todo o estereótipo de roqueiro da década de 70: roupas extravagantes e cabelos compridos. Infelizmente o pioneirismo da banda não encontrou todo o reconhecimento que merecia e encerrou suas atividades em 1977. Não consigo entender essa manifestação de preconceito tão forte que nasce dentro de ambientes religiosos. Enquanto a mensagem maior de Cristo foi a tolerância, parece que esta não é uma característica das igrejas.

Você tem dúvida que o sucesso do vídeo ‘Para nossa alegria’ ajudou a deixar o Catedral em evidência? Então dê uma olhada nas músicas mais consultadas no site Letras.Mus.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *