Um homem misterioso – The American

Só para não sair da regra, o título brasileiro do filme nem merece comentários. Este é mais um dos filmes que aluguei, gravei e esqueci de ver. Ontem tirei um tempo para enfim assistir ‘Um Homem Misterioso’ (The American). George Clooney definitivamente acertou o rumo da carreira e só tem participado de bons trabalhos, que refletiram em atuações sensacionais. O mais interessante que estas atuações passeiam por estilos de filmes completamente diferente. Se você não assistiu algum destes filmes, aproveita que eles devem estar dando sopa na locadora:

2005 – Syriana
2007 – Conduta de risco
2008 – Queime depois de ler
2008 – O amor não tem regras
2009 – O Fantástico Senhor Raposo
2009 – Amor sem Escalas
2009 – Os Homens que encaravam cabras

O Filme

Em Um Homem Misterioso, o título já é um spoiler já que Jack (Clooney), um produtor de armas de forma artesanal, está relaxando em uma cabana isolada na Suécia com sua amiga e amante Ingrid (Irina Björklund). Enquanto estão caminhando sobre um lago congelado, eles percebem pegadas de duas pessoas, quando Ingrid diz que caçadores costumam andar sozinhos, o sinal de alerta dispara e Jack acaba matando dois franco-atiradores, além de matar Ingrid de forma fria e covarde.

Estes pequenos minutos de filme definem o perfil do misterioso Jack, já que estas são as únicas informações que você saberá sobre ele até o fim. Jack vai para Roma, atrás do homem que é seu contratante neste mundo misterioso, que lhe fornece um carro para que ele possa se esconder por um tempo no vilarejo de Castelvecchio. Lá Jack conhece a bela Clara (interpretada pela belíssima atriz italiana Violante Placido), uma garota de programa com a qual, Jack mantém relaxões sexuais, o que só aumenta sua imagem de um homem sem sentimentos. Mas é de ocasionais encontros com o idoso e paciente padre Benedetto (Paolo Bonacelli), que Jack começa a enxergar algum tipo de arrependimento, já que Benedetto também esconde coisas em seu passado, assim como Jack. Mas qual será o preço da redenção? Do perdão divino e do perdão próprio?

O roteiro do filme é uma adaptação do romance ‘A Very Private Gentleman’ de 1990, escrito por Martin Booth, lançado no Brasil como ‘Um Homem Misterioso’.

Ficha Técnica

Direção .. Anton Corbijn
Produção .. Anne Carey // Verde Jill
Ann Wingate // Grant Heslov e George Clooney
Roteiro .. Rowan Joffé
Música .. Herbert Grönemeyer
Cinematografia .. Martin Ruhe
Edição .. Andrew Hulme
Distribuidora .. Focus Features
Lançamento .. 2010
Duração .. 105 min
Origem .. EUA
Orçamento .. $ 20 milhões
Bilheteria .. $ 67 milhões

Elenco

Jack .. George Clooney
Pavel .. Johan Leysen (Agente)
Clara .. Violante Placido (Garota de Programa)
Mathilde .. Thekla Reuten (Cliente)
Pe Benedetto .. Paolo Bonacelli (Padre)
Ingrid .. Irina Björklund (Amiga Assassinada)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *