Pública – Canções de Guerra

Dez anos me separaram desta banda que eu aprendi a admirar de forma entusiasmada. Eles logo ali, em Porto Alegre e eu cometi a falha imperdoável. Mas o tempo que vem, certamente é capaz de compensar, o tempo que se foi. Eu já falei da banda em janeiro deste ano, após conhecê-los assistindo ao programa ‘Experimente’ que era apresentado por Edgard Piccoli no Multishow.

Influenciados por bandas clássicas e contemporâneas, principalmente britânicas como Beatles, Radiohead, The Smiths, Supergrass e Television, a banda certamente tem uma história musical de luta, apesar que o nascimento da banda data de 2001, somente cinco anos depois conquistam seu álbum de debut, Polaris de 2006.  O reconhecimento pela internet foi rápido e a visibilidade nacional veio com os clipes de ‘Bicicleta’ e ‘Long Plays’. veiculados na MTV e que lhes rendeu uma indicação ao VMB 2007 na categoria Aposta MTV.

Em 2009 a banda lançou seu segundo álbum ‘Como num Filme sem um Fim’ e recebeu o Prêmio Açorianos, organizado pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre, nas categorias ‘Disco do Ano’, ‘Disco Pop/Rock’ e Compositor (Pedro Metz). O álbum foi indicado ao VMB 2009 em duas categorias, Videoclipe do Ano e Rock Alternativo, vencendo esta última.

Em abril de 2010 a banda deixou a capital gaúcha, neste tipo de êxodo musical que qualquer banda do país precisa fazer, para estar dentro do famigerado eixo Rio-São Paulo. A revista Rolling Stones fez duas críticas positivas sobre a banda, em seus dois primeiros álbuns, sinceramente não precisa ser gênio ou visionário para apostar naquilo que é público e notório.

Bem resumidamente os caras sabem o que estão fazendo e para onde estão indo.

A prova disso é que este ano, eles lançam um novo trabalho chamado ‘Canções de Guerra’. Será uma referência ao álbum ‘Filmes de Guerra, Canções de Amor’ dos conterrâneos do EngHawaii? Sinceramente não sei, mas o que posso garantir é a que os caras já viraram gente grande faz tempo. Sensacional, sensacional. Quer começar com o pé direito? Ouça ‘Corpo Fechado’.

Playlist

  1. Das Coisas que eu não Fui
  2. Pouca Estrada pra cedo Envelhecer
  3. Corpo Fechado
  4. O Homem
  5. Cartas de Guerra
  6. John
  7. Lembre que eu me lembro
  8. Não há outro Caminho
  9. Jazzmine
  10. Apagar das Luzes
  11. Silenciou

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *