Mylo Xyloto – O quinto álbum do Coldplay

Pela primeira vez na vida, pude comprar um cd na iTunes, em sistema de Pre-Order e ter o prazer de receber um email da Apple dizendo que o cd estava disponível para download. O sistema de comercialização de música criado pela Apple é simplesmente fantástico mesmo, justifica toda a fama que tem.

A estreia foi justamente com o novo cd do Coldplay. Mylo Xyloto é o quinto álbum da banda inglesa. Após o sucesso de ‘Viva la Vida ou Death and All His Friends’, lançado em 2008, a banda trabalhou exaustivamente nos últimos três anos para este lançamento, segundo Chris Martin (vocalista). Veja a sequência de lançamentos ligados a Mylo Xyloto:

03 de junho: A iTunes disponibilizou a compra do single ‘Every Teardrop Is a Waterfall’. 
26 de junho: Lançado o EP  ‘Every Teardrop Is a Waterfall’ trazendo:  ‘Every Teardrop Is a Waterfall’, ‘Major Minus’ e ‘Moving to Mars’.
09 de setembro: O Coldplay anunciou que o cd estava finalizando e postou uma foto da playlist.
12 de setembro: Lançamento do single ‘Paradise’.

A iTunes já havia disponibilizado a compra do cd em sistema de Pre-Order, com o lançamento previsto para dia 24 de outubro, promessa que foi cumprida. Hoje o cd passou a ter sua venda disponibilizada. Mylo e Xyloto são os nomes de dois personagens que vivem uma história de amor, permeada por todas as canções do álbum. As criticas ao cd foram positivas, apesar de eu achar completamente ineficaz, fazer julgamentos de uma música em algumas poucas execuções. Seria completamente imprudente e injusto avaliar um trabalho que levou três anos para ser finalizado, em apenas um dia. Além do que, música para mim, é uma experiência absolutamente individual. O que é bom para mim não é necessariamente bom para você.

Para dezembro está previsto o lançamento de um Kit de Mylo Xyloto com CD, LP, pôster, livro, stencils e adesivos.

Referências

O álbum é inspirado pela velha escola americana de Grafitti, estilo destacado nas artes gráficas do álbum e no clipe de ‘Every Teardrop Is a Waterfall’. Além disso o álbum tem referências ao White Rose, movimento não-violento e intelectual de resistência durante a Alemanha nazista, formado por estudantes da Universidade de Munique e um professor de filosofia. Os seis membros do White Rose foram capturados pelo Gestapo (serviço secreto alemão) e executados por decapitação em 1943. Um outro membro, Hans Conrad Leipelt que distribuia o ‘Folheto 6’, manifesto escrito pelos White Rose, foi capturado e executado em 29 de janeiro de 1945. Hoje seus integrantes são considerados heróis nacionais por se opor ao Terceiro Reich, pagando com as próprias vidas.

Playlist 

  1. ‘ Mylo Xyloto ‘ 00:42
  2. ‘ Hurts Like Heaven ‘ 04:02
  3. ‘ Paradise ‘ 04:38
  4. ‘ Charlie Brown ‘ 04:45
  5. ‘ Us Against the World’ 04:00
  6. ‘ MMIX ‘ 00:48
  7. ‘ Every Teardrop Is a Waterfall’ 04:01
  8. ‘ Minus Major ‘ 03:30
  9. ‘ UFO ‘ 02:18
  10. ‘ Princess of China ‘ (feat. Rihanna) 03:58
  11. ‘ Up in Flames ‘ 03:13
  12. ‘ A Hopeful Transmission ‘ 00:33
  13. ‘ Not Let It Break Your Heart ‘ 03:54
  14. ‘ Up with the Birds ‘ 03:46

Versão Japonesa

15. ‘ Charlie Brown ‘ (Live from Glastonbury 2011)
16. ‘ Life Is for Living ‘ (Live from Glastonbury 2011)
17. ‘ ‘Every Teardrop Is a Waterfall ‘ (Live from Glastonbury 2011)

Plágio

Já virou tradição em todo lançamento de álbum do Coldplay. Em 19 de outubro, vários jornais vietnamitas apontaram que supostamente, a música ‘Princess of China’ seria plágio da canção ‘Ra Ngo Tung Kinh’, do cantor Tra Qui Ha, lançada em 2008 via iTunes. Eu fiz um video para mostrar uma comparação entre as músicas e me parece que realmente uma serviu de base para a outra. Cabe saber se o Coldplay usou a música como uma referência, uma versão ou tentará provar que não possuem nenhuma relação. Lembrando que no seu último álbum, a banda já enfrentou acusações e acredito que até processo, do músico Joe Satriani.

Gostou da matéria? Então faz aquilo que todo mundo sempre pede. Clica no Curtir! aí embaixo e divulga para seus amigos do Feicebuque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *