A Procura da Felicidade – The Pursuit of Happyness

Não há dúvidas que este é o melhor filme do Will Smith. Eu poderia jurar que já havia escrito um artigo sobre este filme, mas nunca é tarde. ‘A Procura da Felicidade’ (The Pursuit of Happyness) é baseada na história real de Chris Gardner.

A História

Em 1981, São Francisco, Chris revolve investir toda as economias da família na compra de scanners de densidade óssea portáteis. Assim como milhares de idéias que parecem inicialmente fantásticas, revela-se um ‘tiro no pé’. O empreendedorismo de Chris leva a família a uma situação financeira complicada, culminando com a sua separação quando Linda, sua esposa, o abandona junto com seu filho Christopher, mudando-se para NY. Durante uma passagem pelo centro da cidade, ele avista uma bela Ferrari e pergunta ao seu dono, como faria para um dia ter um carro destes. Ele responde que trabalha com ações, onde nasce um sonho em sua mente. Chris acaba conseguindo um estádio não remunerado, onde apenas uma vaga será concedida, ou seja, após seis meses de dedicação, todo o esforço poderia acabar em nada.

Ele aceita o estágio mesmo assim, onde ele passa a enfrentar todos os problemas que a falta de dinheiro pode trazer, juntando problema atrás de problema, como uma grande bola de neve. Ele é despejado, vira morador de rua, junto com seu filho, mas mantém-se firme nesta vida dupla, a pobreza da sua vida pessoal e o luxo da vida profissional que ele vislumbra ao fim do estágio.

A Moral

Acredito que muitas pessoas, enxergam o filme apenas como mais uma bela história de alguém que saiu do nada para se tornar um mega empresário. Para mim, mais importante que esta visão limitada, está a mensagem de esperança e perseverança de Chris Gardner. Mais importante que o lugar onde ele chegou, está a força de um sonho, a determinação diante do imaterial, da ilusão, do vislumbramento. Muitas pessoas entenderiam todos os acontecimentos ruins que ele passou ao lado do seu filho, como um motivo ou ainda um ‘aviso’ para parar. Uma demonstração que a escolha que ele fez, estava novamente errada, assim como foi quando comprou seus scanners e que fizeram sua esposa deixar de acreditar nele. Existem muitas pessoas que não se contentam com uma vida mediana, estão o tempo todo em busca do ‘pulo do gato’, da grande idéia, do ‘bilhete premiado’. Obviamente que deste grupo de sonhadores, fazem parte muitas pessoas de sucesso, mas na grande maioria, são estas as pessoas que levam a família à falência financeira. A vida dos negócios, é e sempre foi, uma enorme loteria. Ninguém sabe ao certo o que vai se tornar sucesso e o que vai se revelar uma péssima idéia.

Me identifiquei com este filme de forma muito particular, principalmente por ele ter sido lançado em um momento muito difícil da minha vida. Não cheguei a morar na rua, mas também fui despejado, me viraram as costas quando precisei, fiquei com menos dinheiro que ele na conta do banco e passei todas as dificuldades que a falta de dinheiro e perspectiva podem nos trazer.

Trilha Sonora

A trilha original é assinada pelo excelente Andrea Guerra. Eu podia jurar que Andrea era uma mulher e durante muito tempo fui fã ‘dela’. Na verdade Andrea Guerra é um compositor italiano, nascido na cidade de Rimini. Ele possui uma lista de sucessos e acredito que isso mereça um post exclusivo, já que não existe referência à ele nem mesmo nos artigos em inglês da Wikipedia.

Mas como eu sou um cara muito legal, vou disponibilizar o download da trilha sonora original ou Original Soundtrack ou ainda OST.

Playlist

1. Opening – Andrea Guerra – 3:09
2. Being Stupid – Andrea Guerra – 1:39
3. Running – Andrea Guerra – 1:31
4. Trouble At Home – Andrea Guerra – 1:30
5. Rubiks Cube Taxi – Andrea Guerra – 1:53
6. Park Chase – Andrea Guerra – 2:29
7. Linda Leaves – Andrea Guerra – 4:02
8. Night At Police Station – Andrea Guerra – 1:36
9. Possibly – Andrea Guerra – 1:45
10. Where’s My Shoe – Andrea Guerra – 4:20
11. To the Game / Touchdown – Andrea Guerra – 1:37
12. Locked Out – Andrea Guerra – 2:20
13. Dinosaurs – Andrea Guerra – 2:40
14. Homeless – Andrea Guerra – 1:55
15. Happyness – Andrea Guerra – 3:50
16. Welcome Chris – Andrea Guerra – 3:45

Download – Cd Completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *