Água para Elefantes – Water for Elephants – Livro e Filme

Parece que Robert Pattinson está conseguindo criar uma carreira além da controversa saga Crepúsculo (Twilight). Em 2010 fez o excelente filme Lembranças (Remember me) e agora será o protagonista de ‘Água para Elefantes’, ao lado da consagrada atriz Reese Witherspoon.

O Filme

Aos 93 anos de idade, Jacob Jankowski (Pattinson) vive em um lar de idosos. Suas mais fortes lembranças iniciam aos 23 anos de idade, quando ele se preparava para os exames finais da faculdade de veterinária, acaba recebendo a notícia que seus pais morreram em um acidente de carro. Ele então descobre que seu pai estava profundamente individado, inclusive hipotecando a casa da família, para que pudesse pagar os estudos do filho. Jacob então decide largar a faculdade e se perder no mundo. Ele acaba pulando em um trem, que na verdade leva um grande circo. Sabendo dos seus conhecimentos como veterinário, ele é contratado para cuidar dos animais. Jacob conhece a bela Marlena (Reese) por quem alimentará uma paixão proibida, afinal ela já é casada com August , a partir de onde toda a trama irá se desenrolar.

O filme se passa em 1930 e tem uma bela fotografia, além do estilo mais clássico que conhecemos sobre  circo. Água para Elefantes estréia nos cinemas americanos amanhã. Aqui no Brasil, ao menos para a rede GNC aqui do sul, o filme estréia somente na próxima semana, dia 29.

Ficha Técnina

título original … Water for Elephants
gênero … Drama
duração … ?
ano de lançamento … 2011
estúdio … Fox 2000 Pictures
site oficial … ?
direção … Francis Lawrence

Elenco

Robert Pattinson … Jacob Jankowski
Reese Witherspoon … Marlena
Christoph Waltz … August
Mark Povinelli … Kinko/Walter
Jim Norton … Camel
Tai … Rosie
Hal Holbrook … Jacob Jankowsi (idoso)

 

O Livro

Água para Elefantes é baseado no best seller homônimo, escrito por Sara Gruen. Originalmente ele foi escrito para participar de um evento anual, que acontece na internet, chamado National Novel Writing Month, ou apenas NaNoWriMo, onde os participantes são desafiados a escrever um romance em apenas um mês e deve conter 50 mil palavras. O evento iniciou em 1999 com 21 escritores e hoje possui mais de 200.000. A primeira publicação do livro foi lançada em 26 de maio de 2006. Muito pouco existe na internet sobre a vida de Sara. Até onde pesquisei ela nasceu no Canadá, mas possui cidadania americana. Ela se mudou para os Estados Unidos em 1999 para trabalhar como ‘escritora técnica’, deve ser algo como uma redatora. Dois anos depois ela foi demitida e então resolveu escrever romances.

Sendo amante dos animais, antes de Água para Elefantes, Sara escreveu (em tradução livre) ‘Aulas de Equitação’ (Riding Lessons) e Mudanças de Vôo (Flying Changes), ambos envolvendo cavalos. Quando escreveu ‘Água para Elefantes’ (Water for Elephantes) o projeto foi rejeitado pela sua editora na época, Avon Books, o que fez ela mudar de editora. O livro rejeitado pela Avon Books se tornou número 1 na lista do New York Times e foi traduzido para 44 idiomas, o que deve se ampliar com a chegada da sua adaptação aos cinemas.

Sara vive na Carolina do Norte, como o marido e seus três filhos, além de vários animais. Em seu site oficial ela posa para a foto com um gato em seu colo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *