Pânico 4

Eu fui assistir Pânico 2 no cinema, com uma amiga, mas sinceramente eu nem lembro que amiga que foi. A galera veio preparada, máscara do Ghostface e tudo mais. Era 1998, faz tempo. O pior de tudo é que eu nem conhecia muito bem a história, não havia assistido o primeiro filme e a cada cena de terror, um grupo gigante que ocupava praticamente metade da sala do cinema, gritava um áááááááááá forçado, seguido de um monte de gargalhada. De terror enfim o filme não teve nada, talvez por isso, até hoje não consigo levar esse filme a sério. Para mim, Pânico e Todo Mundo em Pânico (versão comédia) é tudo a mesma coisa.

Pânico (Scream), por mais incrível que pareça, foi lançado há 15 anos (1996). Tem muita gente que vai ler este post e que talvez nem era nascido nessa época, eu já tinha 14 anos. Em 1997 chegava aos cinemas americanos Pânico 2 (Scream 2), que chegou ao Brasil somente um ano depois, pois a distribuidora que havia comprado o filme, faliu. Em 2000 encerrava a trilogia com Pânico 3 (Scream 3). Apesar de Pânico ter sido criado originalmente como trilogia, os rumores de um quarto filme duraram anos até que, em 2008, foi oficializada sua criação.

Um dos pontos bacanas dos quatro filmes, foi manter a triade de protagonistas com Neve Campbell (Sidney Prescott), David Arquette (Dewey Riley) e Courteney Cox Arquette (Gale Weathers). Se pensarmos que entre o primeiro filme e o último passaram 15 anos, é uma conquista.

Os roteiros dos filmes na minha opinião são bem sem graça e Neve Campbell não convence em nenhum dos filmes. Talvez a única coisa interessante do filme é a máscara do Ghostface, o que se for pensar, é o mesmo que acontece com Jason (Sexta-Feira 13) e Michael Myers (Halloween). Aliás, se você esperar um bom roteiro em filme de terror é o mesmo que esperar um bom roteiro para um filme pornô.

O trailer traz uma ‘brincadeira’ legal com o número 4 do filme e o mês 4 (abril mês de estréia). No resto parece mais do mesmo, aquela história cliché de uma galerinha que tira onda de um antigo assassino, que ninguém acredita ter existido de fato ou que acreditam que ele nunca mais voltará. Vamos combinar, depois do Jason ter voltado na segunda vez, deveriam saber que 3, 4, 5, 6,7,8x… também seria possível. Com Ghostface não é diferente, afinal é sua quarta volta.

Uma curiosidade interessante. O nome original do filme, seria Scary Movie, mas foi mudado para Scream. Foi justamente por isso que a versão bem humorada do filme, se chama Scary Movie. E diga-se de passagem que a versão 4 de comédia, já foi lançado em 2006. O filme já estreou em todos os cinemas no últimos dia 15, sexta-feira, como é de praxe.

Ficha Técnica

título original … Scream 4
gênero … Terror
duração … 111 min
ano de lançamento … 2011
site oficial … www.scream-4.com
estúdio:

  • Dimension Films
  • Midnight Entertainment
  • Outerbanks Entertainment

distribuidora:

  • Dimension Films (EUA)
  • Imagem Filmes (Brasil)

direção … Wes Craven
roteiro … Kevin Williamson
produção:

  • Wes Craven
  • Kevin Williamson
  • Iya Labunka

música … Marco Beltrami
fotografia … Peter Deming
direção de arte … Gerald Sullivan
figurino … Debra McGuire
edição … Peter McNulty
efeitos especiais … Prime Focus / Rez-Illusion

Elenco

Courteney Cox (Gale Weathers-Riley)
Neve Campbell (Sidney Prescott)
David Arquette (Xerife ‘Dewey’ Riley)
Hayden Panettiere (Kirby Reed)
Emma Roberts (Jill Kessler)
Aimee Teegarden (Jenny Randall)
Anna Paquin (Rachel)
Kristen Bell (Chloe)
Anthony Anderson (Policial Perkins)
Heather Graham (Casey em cena do filme)

Poster

Sempre digo aqui que um filme bom começa por um bom poster, parece que neste quesito, Pânico 4 já está deixando a desejar. Muito sem graça.

Mudanças

Vendo o trailer 1 e depois o trailer 2, percebe-se uma mudança muito grande na qualidade do que foi produzido. O segundo trailer oficial do filme, passa uma idéia muito mais empolgante que o primeiro. Inclusive até o logo do filme teve mudanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *