Lambda Lambda Lambda [Jovem Nerd]

De todos os blogs de grande acesso na internet, 99% humorísticos, um blog se destaca pela qualidade, mas principalmente por conseguir atingir um grande número de seguidores, com uma receita bem diferente da tradicional vídeos+piadas+montagens+bobagens.

O blog do Jovem Nerd não é diferente somente no conteúdo, mas seus comandantes Alottoni (Alexandre Ottoni) e Azagahl (Deive Pazos) não estão nem perto do perfil ‘caras e bocas’ de Felipe Neto, nem do estilo nonsense de Pc Siqueira, e até onde me parecem, não querem virar atores de malhação. Os caras se tornaram famosos e sabem muito bem lidar com seus benefícios. Alottoni é sem dúvida, uns 50% mais nerd que Azagahl, que tem um perfil ‘menos empolgado’ e mais mau humorado, que no fim, é o verdadeiro humor do negócio. A química é perfeita, se fossem dois Alottonis o programa seria nerd demais e se fosse dois Azagahls seria neurastênico, portanto foi assim, química das boas.

O blog traz um conteúdo realmente Nerd, muitas vezes geek, com certeza, com poucas passagens no blog, você vai descobrir se é um verdadeiro Nerd ou se é apenas um cara consideravelmente antenado. O ponto alto do site são o Nerdcast (Podcast) e o mais recente NerdOffice (Vídeo).

O Nerdcast

Em sistema de áudio/podcast, todas as sextas-feiras, Alotonni e Azagahl comandam um programa no melhor estilo ‘mesa redonda’, neste caso, uma ‘mesa redonda nerd’ ou como eles mesmo definem, uma boa ‘conversa de boteco’. Dependendo do assunto abordado, amigos mais especialistas no assunto em questão, são chamados para participar do papo e garantir uma fidelidade maior ao assunto, mas como toda mesa redonda, os argumentos são questionáveis, o que coloca ainda mais pimenta no programa e gera milhares de comentários e opiniões.  Regularmente o programa tem participações mais fixas, como Eduardo Spohr, Tucano, JP e participações esporádicas, mas não menos interessantes, com as primeiras-damas Sra. Jovem Nerd (esposa obviamente do Mr. Alottoni) e Portuguesa (esposa de Azagahl).

No início predominava os assustos 100% nerds como: filmes blockbusters, personagens de HQ’s, RPG, Idade Média e tecnologia em geral. Com o tempo os assuntos foram se misturando, ainda mantendo um pé na ‘nerdisse crônica’, mas com assuntos que também agradam os normais menos antenados, a citar podcasts como: Beatles, Tropa de Elite 2, Anos 90, Relacionamentos e muitos outros.

Os caras são realmente inteligentes e divertidos e a trupe que os auxilia é perfeita. Os comentários e discussões são engraçadíssimos, assim como a participação desajustada de suas damas, que mais riem do que falam. Nada mais divertido do que juntar mulheres para tricotar e gerar pérolas inesquecíveis, algumas imortalizadas em produtos da NerdStore (loja de produtos relacionados ao site e cultura nerd).

NerdOffice

Como o nome sugere, o NerdOffice é filmado dentro do QG dos caras. É divertido poder enxergar os comandantes do programa, o que torna o conteúdo ainda mais engraçado, já que o mau humor de Azagahl agora é acompanhado das suas expressões faciais impagáveis. Enquanto Azagahl quer colocar fogo no mundo, chutar o balde e meter o pé na porta, Alottoni é o extintor, que faz essa jogada de morde e assopra o tempo todo. Na prática, em uma briga de rua, Alottoni é o cara do deixa disso e Azagahl é aquele amigo que já vem na voadora. Na verdade, o mau humor de Azagahl é de fato, uma forma disfarçada da sinceridade extrema que lhe é peculiar. No fundo você acaba virando amigo dos caras, mesmo que distante e em silêncio, coisa de fã mesmo. O que fica evidente é que, independente das particularidades de suas personalidades, os caras são do bem e merecem tudo que conquistaram.

Com o sucesso do blog, os caras conseguiram agregar só gente talentosa, o que fica evidente nas belas ilustrações que compõe o site, por exemplo. Claro que não se tratam de pessoas que só apareceram com a fama, na maioria são amigos de longa data. Se quer saber a receita do sucesso, obviamente ela fica por conta do tempo e a capacidade de entender o que seu público quer, mesmo sabendo que hoje, seus seguidores não são restritos a nerds. Se você ouvir o primeiro Nerdcast, então chamado de Nerd Connection, ficará evidente o domínio que eles foram adquirindo ao longo do tempo, sobre o formato do programa que criaram. A qualidade de áudio era ruim, a timidez ou insegurança ainda era um tanto evidente, mas a receita do sucesso já estava lá.

Outra questão importante do sucesso dos caras é a fidelidade ao público, desde o Nerd Connection #1, os caras gravaram ontem, o NerdCast #248. Exatamente isso, são 248 programas gravados, sem contar as versões A e B, quando um assunto toma dois programas seguidos, certamente um dos mais completos da rede. Muitos podcasts começam empolgados, mas acabam em pouco tempo. Os caras conseguiram manter o entusiasmo o tempo inteiro e agora o barco corre sozinho. O público é um capítulo a parte, um dos mais fiéis e antenados da internet brasileira. Na última Campus Party os caras eram ‘só celebridade’, gurus da gurizada antenada em tecnologia. Azagahl e Alottoni são um símbolo do ‘Novo Nerd’ que saiu da imagem do cara anti-social para se tornar um cara descolado, divertido e que não se limita a amizades na internet.

É sem dúvida o blog com o melhor formato da internet brasileira hoje, ou no mínimo, o mais coerente. Eu sei que eles conhecem o Felipe Neto, não sei se são amigos, mas de qualquer forma, de vez em quando, é bom ver alguém fazendo sucesso porque realmente tem talento para o que se propõe a fazer. Prova disso está nas negociações comerciais que fazem no blog, onde não se limitam a colocar um link patrocinado ou fingir gostar de um produto só para faturar mais um pouco. Eles mesmos garantem que recusam clientes que não passam no crivo de qualidade do site. Por traz de dois caras divertidos, estão duas mentes inteligentes que souberam aproveitar seu momento de sorte, o qual todos precisam ter para sair do anonimato, do limbo que a internet tem, onde 99% dos blogs estão.

Seus podcasts informam, divertem e formam opinião, sensacional. Para quem tem um iPod/iPhone ou iPad, é ainda mais interessante. Como sempre ouço as músicas em meu computador através do iTunes, toda sexta-feira de noite, quando vou para o quarto e levo o iPad junto, sem ter feito nada, o episódio novo está lá, prontinho para ouvir.

Quer conhecer?

Link para o Blog

Link para o Nerdcast

Download de Wallpapers Nerds

Perfil dos Nerds

Twitters

@jovemnerd e @azaghal

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *