O Livro do Eli

Quando aluguei ‘O Livro de Eli’ (The book of Eli) eu tinha a impressão de se tratar de um bom filme. Não sei se por trazer Denzel Washington e Gary Oldman nos papéis principais ou se ouvi alguma crítica positiva sobre o filme. Assisti há mais de um mês, porém só agora estou falando dele.

No início, confesso que achei que meu dvd estivesse com problemas, pois uso um projetor e o cabo que usei realmente estava com mal contato, o que deixava a tela em preto e branco. Para piorar, o filme todo tem uma tonalidade esverdeada, quase cinza (igualzinho o que você está vendo no poster). Grande parte do filme acontecesse nesta configuração colorífica…rs

A história se passa em um mundo pós-apocalíptico que lembra muito Mad Max. Se você nasceu na década de 90 nem deve saber do que se trata. Confesso que não tava com muita paciência para esquisitices e quebra-quebra de filmes do gênero, com muito barulho e pouco conteúdo. Mas já que estava na chuva…

O filme apesar de manter este clima denso, violento e caótico, tem um tema central muito interessante. Não vou contar o filme, mas tudo gira obviamente, em torno de um livro. Um único exemplar que está em posse de Eli (Denzel Washington) e que tem uma missão de leva-lo até um determinado lugar, que ele não sabe bem onde fica e nem porque é tão importante assim, cumprir essa missão.

Todos nós temos fé, uma religião, uma crença e até mesmo fé nenhuma. Mas você já imaginou a hipótese de ninguém acreditar em nada? Se nunca tivessemos ouvido falar em Deus, como você acha que seria esse mundo? Sem os julgamentos éticos e sociais e o temor de um julgamento divino. Como seria? Porque você seria uma boa pessoa? Você cometeria um crime se soubesse que ninguém ficaria sabendo, nem mesmo Deus?

Existiria o remorso? A culpa? O amor? A compaixão?

É um filme profundo, acredite.

Curiosidades

O filme é dirigido pelos irmãos gêmeos Allen e Albert, mais conhecidos como os ‘Hughes Brothers’. Suas produções são conhecidas pela densidade dos temas e a dramaticidade de suas produções. Em 2001 com Johnny Depp e Heather Graham, fizeram ‘Do Inferno’ (From Hell), baseado na história real de Jack – O Estripador.

No filme, Eli usa um iPod para ouvir músicas durante a sua jornada. Em um lugar onde carregar uma bateria pode valer muito.

Ficha Técnica

Título Original: The Book of Eli
Gênero: Ficção Científica
Duração: 01 hs 58 min
Ano de lançamento: 2010
Site oficial: http://www.olivrodeeli.com.br
Estúdio: Alcon Entertainment / Silver Pictures
Distribuidora: Warner Bros. Pictures
Direção: Albert Hughes , Allen Hughes
Roteiro: Gary Whitta
Produção: Broderick Johnson, Andrew A. Kosove, Joel Silver, David Valdes e Denzel Washington
Música: Atticus Ross, Leopold Ross e Claudia Sarne
Fotografia: Don Burgess
Direção de arte: Christopher Burian-Mohr
Figurino: Sharen Davis
Edição: Cindy Mollo

Elenco

Denzel Washington (Eli)
Gary Oldman (Carnegie)
Mila Kunis (Solara)
Ray Stevenson (Redridge)
Jennifer Beals (Claudia)
Evan Jones (Martz)
Joe Pingue (Hoyt)
Frances de la Tour (Martha)
Michael Gambon (George)
Malcolm McDowell (Lombardi)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *