Príncipe da Pérsia – O Filme

A minha intenção com o blog é trazer todas as informações possíveis que sejam interessantes sobre filmes igualmente interessantes, então serão sempre posts bastante extensos que servem como referência para qualquer informação que você deseja encontrar.

Em maio chega aos cinemas brasileiros o filme ‘Príncipe da Pérsia – As Areias do Tempo’ (Prince of Persia: The Sands of Time).

O Game

‘Príncipe da Pérsia’ é um game lançado em 1989 por Jordan Mechner para Apple II e IBM-PC (DOS). O jogo trouxe muitas inovações,inclusive os personagens que usavam espadas ao invés de armas de fogo, que era mais comum em games da época. Após o grande sucesso o game foi adaptado para outras plataformas como: Amiga, Apple Macintosh, NES, Game Boy, Game Gear, SNES, Mega Drive. Ao longo dos anos mais nove versões além da original foram lançadas, porém é na versão homônima do game, lançado em 2003, que o filme foi baseado.

Não sei se é impressão minha, mas parece que a história se encaixa bem no formato de trilogia como aconteceu com os livros de ‘J.R.R. Tolkien’. E até os nomes são bastante parecidos. O game lançado em 2005 se chama ‘Príncipe da Pérsia – Os Dois Tronos’ (nome muito semelhante a ‘O Senhor dos Anéis – As Duas Torres’) e o game de 2008 chamado ‘Príncipe da Pérsia – O Rei Caído’ (semelhante a ‘O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei’) coincidência ou não vou esperar para ver.

Em inglês fica mais parecido ainda:

Prince of Persia: The Two Thrones = The Lord of The Rings: The Two Towers
Prince of Persia: The Fallen King = The Lord of The Rings: The Return of the King

O Filme

O roteirista ‘Robin Morningstar’ já mantinha contato com Jordan Mechner para a adaptação do filme para o cinema quando a Disney® entrou na história e mandou Morningstar para escanteio.

Príncipe da Pérsia é dirigido por Mike Newell, produzido por Jerry Bruckheimer Films e lançado pelo selo o estúdio Disney®. Estrelado por Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brockback Mountain), Gemma Arterton (Rock’n’Rolla), Ben Kingsley e Alfred Molina (O vilão de Homen-Aranha 2). As filmagens foram feitas no Reino Unido e Marrocos.

Não sei se é impressão minha, mas a junção de Disney (que tem uma preocupação gigantesca em fazer tudo com uma beleza tão plástica que deixa suas produções meio artificial), somada a toda endumentária da antiga Pérsia e um ator que já fez um papel homosexual, deixou o personagem com um ar afeminado demais para um personagem de uma batalha épica. Para você ver que estou com razão, outros nomes cotados para o papel eram ‘Zac Efron’ e ‘Orlando Bloom’, mais frescura impossível.

Ficha Técnica

Título Original: Prince of Persia: The Sands of Time
Gênero: Aventura
Duração: ? (Ainda não divulgada)
Lançamento: 28/05/2010 (Mundial)
Estúdio: Walt Disney Pictures / Jerry Bruckheimer Films
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures / Buena Vista International
Direção: Mike Newell
Roteiro: Doug Miro e Carlo Bernard, baseado em história de Jordan Mechner e Boaz Yakin e no game criado por Jordan Mechner
Produção: Jerry Bruckheimer
Música: Harry Gregson-Williams
Fotografia: John Seale

Trilha Sonora

Assim que estiver disponível publico aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *