Alice Pt. 1 – O Livro de Lewis Carroll

A história de Alice

“As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” (Alice’s Adventures in Wonderland) também é abreviado apenas como Alice in Wonderland é a obra mais conhecida do professor de matemática inglês Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudónimo de Lewis Carroll, publicado em 4 de julho de 1865. Hoje é considerado uma das mais importantes histórias infantis do gênero literário nonsense ou o surrealismo.

O livro conta a história de uma menina chamada Alice, que após seguir um coelho apressado para encontrar sua toca, cai em um grande buraco omde é transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas (uma característica que humaniza objetos inanimados como uma flor, uma árvore, uma casa), revelando uma lógica do absurdo característica dos nossos sonhos.

Lewis Carrol faz alusões satíricas na história de Alice, usando características de seus amigos e seus desafetos para criar as personalidades de alguns personagens (J.K. Rohling também usou este recurso nas obras de Harry Potter). Ele também faz paródias de poemas infantis muito populares na Inglaterra durante o século XIX. Além de usar referências linguísticas e matemáticas frequentes, através de enigmas que contribuíram para seu sucesso. Alice é um livro que possui mais de uma interpretação, pois contém dois livros em um só: um para crianças e outro para adultos.

O conto que virou livro

“Alice no País das Maravilhas” nasceu por acaso no dia 04 de julho de 1862 quando Charles Lutwidge Dodgson (Lewis Carroll), passeava pelo rio Tâmisa em um pequeno barco a remo, na companhia de um amigo e três irmãs: Lorina Charlotte, Edith Mary e Alice Pleasance Liddell. Carrol resolveu contar uma história improvisada para passar o tempo durante os 5km de viagem.

O conto cheio de fantasias e personagens absurdos agradou a todos. A história imprevista deu origem em 26 de Novembro de 1864 a um manuscrito intitulado “Alice Debaixo da Terra” (Alice’s Adventures Underground) que Charles L. Dodgson entregou de presente a Alice Pleasance Liddell.

Mais tarde, influenciado tanto pelos seus amigos como pelo seu mentor George MacDonald (também escritor de literatura infantil), decidiu transformar o manuscrito em livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, acrescentando personagens importantes como o Gato de Cheshire e do Chapeleiro Maluco.

Publicação

Assim, no dia 4 de Julho de 1865 (precisamente três anos após a viagem), a história de Dodgson foi publicada na forma como é conhecida hoje, com ilustrações de John Tenniel. Porém a tiragem inicial de dois mil exemplares foi removida das prateleiras devido a reclamações do ilustrador sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem, ostentando a data de 1866, ainda que tenha sido impressa em dezembro de 1865, esgotou-se nas vendas rapidamente, tornando-se um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela Rainha Vitória. Na vida do autor, o livro rendeu cerca de 180 mil cópias. Foi traduzida para mais de 125 línguas e só na língua inglesa teve mais de 100 edições.

Em 1998, a primeira impressão do livro, aquela rejeitada pelo ilustrador, foi leiloada por 1,5 milhão de dólares americanos. Algumas impressões desta obra contém tanto “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, como também a sua sequência “Alice no Outro Lado do Espelho”.

Alice no País do Espelho

Alice no País do Espelho (Through the Looking-Glass, and What Alice Found There), é a sequência de “Alice no País das Maravilhas”. O livro foi escrito em 1871 e não faz referências ao livro anterior, apesar de usar personagens em comum e manter a mesma temática. Uma das principais diferenças é que a primeira história se passa no verão de 4 de julho enquanto este se passa seis meses depois, no inverno de 4 de novembro.

Enquanto no primeiro livro é muito utilizado distorções de tamanho, neste livro a dinâmica são as frequentes mudanças no tempo e espaço. O primeiro livro usa o Jogo de Cartas como inspiração para os personagens e este usa o Xadrez.

2 Responses to Alice Pt. 1 – O Livro de Lewis Carroll
  1. Vanessa

    Oláaa
    Adorei o seu post sobre Alice!
    Tinha muita coisa que não conhecia sobre a história do livr e do autor.
    Muito legal!!
    Abraços

  2. [...] Alice Pt. 1 – O Livro de Lewis Carroll Alice Pt. 2 – Lewis Carroll Alice Pt. 3 – Alice in Wonderla... themoon.com.br/blog/?p=2100

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *