Lenka

Sempre que tento trazer uma cantora indie e pouco popular, ao menos no Brasil, minha intenção é buscar alguma relevância nos posts. Não sou um crítico musical, então falar de bandas extremamente populares, me soa um tanto redundante, já que milhares de sites pelo país fazem isso e certamente de maneira mais competente que eu.

Muitas bandas e músicos eu encontro usando as sugestões da iTunes, relacionando os artistas por gênero musical. Pesquiso um artista de referência e vou buscando outros semelhantes. Assim conheci a Ingrid Michaelson, Regina Spektor e Bird, relacionadas com a cantora Feist, que por usa vez, conheci através dos comerciais da Apple. Hoje entre estas buscas, encontrei a cantora Lenka, que já fez um certo sucesso na terra do Tio San, estando na posição 142 da Billboard. Assim como inúmeros artistas Indie, seu reconhecimento veio através da inclusão de suas canções em séries americanas, como The Mentalist, Grey’s Anatomy, Ugly Betty, The Hills,

Na Polônia ela alcançou a quarta posição das canções mais populares, após ter sua música incluída na campanha de Primavera/2009 da emissora TVN. Apesar destas referências, Lenka Krinpac não é de nenhum destes países citados, nasceu na realidade na Austrália. Na adolescência estudou interpretação no “Australian Theatre For Young People”, onde curiosamente foi colega da hoje consagrada atriz Cate Blanchett. Foi apresentadora de tv, participou de filmes australianos e de algumas peças teatrais.

Na música inicialmente fez parte de uma banda de rock eletrônico chamada Decoder Ring. Em 2007 porém, ela decidiu se mudar para a Califórnia, mudando seu nome artístico apenas para Lenka.Seu primeiro sucesso veio com a canção “The Show”, gravada no álbum Lenka de setembro de 2008. Após participações em trilhas e programas de tv, em 2011 lançou seu último álbum, com o sugestivo nome “Two”, igual ao que fez a Legião Urbana em seu álbum “Dois”.

Do álbum Lenka – Lenka se destacam em popularidade as canções ‘The Show’, ‘Trouble Is a Friend’ e ‘Don’t Let Me Fall’. Já do álbum Two, destaque para ‘Everything At Once’ e ‘Heart Skips a Beat’.

Discografia

Ano … 2008
Nome … Lenka
Selo … Label Epic

Playlist

  1. The Show – Lenka – 3:55
  2. Bring Me Down – Lenka – 3:28
  3. Skipalong – Lenka – 3:52
  4. Don’t Let Me Fall – Lenka – 2:50
  5. Anything I’m Not – Lenka – 3:18
  6. Knock Knock – Lenka – 3:40
  7. Dangerous and Sweet – Lenka – 3:31
  8. Trouble Is a Friend – Lenka – 3:35
  9. Live Like You’re Dying – Lenka – 3:49
  10. Like a Song – Lenka – 3:20
  11. We Will Not Grow Old – Lenka – 3:18
  12. Force of Nature (Bonus) – Lenka – 3:33

Ano … 2011
Nome … Two
Selo … Label Epic

Playlist

  1. Two – Lenka – 3:16
  2. Heart Skips a Beat – Lenka – 3:21
  3. Roll With the Punches – Lenka – 3:19
  4. Sad Song – Lenka – 3:25
  5. Everything At Once = Lenka – 2:37
  6. Blinded By Love – Lenka – 3:50
  7. Here to Stay – Lenka – 4:02
  8. You Will Be Mine – Lenka – 3:23
  9. Shock Me Into Love – Lenka – 3:26
  10. Everything’s Okay – Lenka – 3:50
  11. The End of the World – Lenka – 4:14

Ouça

Para ver se você curte o som da Lenka, reservei um pedacinho da sua canção mais conhecida.

Se gostou, aproveita e divulgue em seu Facebook e participe da fanpage do site.

Madonna – MDNA

Quem está de álbum novo na praça é a majestade Madonna, afinal, dizem que quem já foi rainha, nunca perda a majestade. Títulos e honrarias à parte, eu não vou falar muito do novo álbum, intitulado MDNA. Que aliás, pode ter várias interpretações, pode ser apenas uma abreviação de MaDoNnA ou pode ser M DNA, algo como DNA de Madonna? Humm? Pode ser ambos, pode ainda ser outra coisa.

O álbum que foi disponibilizado na iTunes, no famoso sistema pré-order, tem seu lançamento oficial marcado para 26 de março de 2012. Junto com o pré-lançamento, o single ‘Give Me All Your Luvin’ é a primeira faixa que já pode ser comprada e ouvida. O single traz participação da cantora londrina M.I.A. e da cantora natural de Trinidad Tobago, hoje com residência nos Estados Unidos, Nicki Minaj.

São anunciadas pela iTunes, 18 faixas + o Digital Booklet. Porém as faixas 17 e 18 ainda não possuem nomes. O que eu queria chamar muito a atenção é para a capa do álbum, que novamente é excelente.

O livro se compra pela capa mesmo, olha algumas das melhores capas lançadas pela Madonna até hoje:

 

 

The Beatles no iTunes

Sensacional a página inicial do iTunes… Confiram…

Eu não sei precisar se as músicas dos Beatles já era vendida anteriormente pelo iTunes, mas agora toda a discografia está disponível. Você pode inclusive comprar um Box do iTunes com todos os cds da carreira do quarteto fantástico por $ 149,00. Achou caro? Mas calma lá, por $ 149,00, cerca de R$ 240,00, você leva para casa, ou melhor, para seu iPhone, iPod ou iPad, todos os discos da banda, remasterizados, todos os álbuns em LP inclusive lado A e B, um mini documentário, fotos, notas e e e e e e… o vídeo do primeiro show nos Estados Unidos em 1964 no Washington Coliseum.

Que bela idéia, que bela idéia…

O mundo é pop e começa com A

É impossível ignorar o domínio da música pop e principalmente do domínio de vocalistas mulheres. O iTunes, para quem não conhece, é um programa desenvolvido pela Apple, para comprar, gerenciar e executar vídeos, músicas, aplicativos e outros conteúdos. Através dele que o iPod é gerenciado em Gadgets da Apple como os modelos de iPod, iPhone e iPad. Ele também pode ser usado apenas no computador, inclusive no sistema operacional Windows, ou seja, você não precisa ter nenhum MacBook ou iMac.

Hoje acessei a divisão de música. Ele gera automaticamente e em tempo real uma lista das 100+. Me chamou a atenção perceber que entre as 100 canções mais compradas no site, estão somente artistas pop e em grande parte, mulheres. Sucesso encabeçado por Jennifer Lopez, Britney Spears, Katy Perry, Lady Gaga e Rihanna. Particularmente eu gosto de alguma coisa da Katy Perry e gosto inevitavelmente da Lady Gaga, a J.Lo como costumam chamar, prefiro como atriz, a Rihanna, sinceramente, não me desce.

Todo aquele dramalhão porque levou uma coça do Chris Brown, não me comoveu. É o mesmo que ver o Justin Bieber dar uma surra (ou levar) da malinha sem alça da Selena Gomez. Eu acho que os quatro deveriam morar junto, bem longe de qualquer gravadora.

Opiniões a parte, segue a lista das 100 músicas mais baixadas no iTunes.